Noticias
Noticias
Noticias
Notícias
09h00

7⁰ Festival Tempero Bahia expande fronteiras e confirma restaurantes do Vale do Capão

Alma Bistrô, da chef Caty, Bistrô Orquídea Negra, da chef Jakie Lessa e PizzaLab, do chef pizzaiolo Igor Martinovic, vão apresentar ingredientes locais em seus pratos, a partir do tema do Festival.

Compartilhe
Tamanho do texto
7⁰ Festival Tempero Bahia expande fronteiras e confirma restaurantes do Vale do Capão

Celebrando o "Terroir da Chapada", que cada vez mais está em ascensão, ora pelo solo fértil, ora pelo clima e altitudes locais, da charmosa e rica Chapada Diamantina, o 7⁰ Festival Tempero Bahia, atravessa a BR 242, e desembarca no destino turístico do Vale do Capão, com três restaurantes confirmados, participando do evento, junto aos restaurantes participantes da capital baiana, de 5 a 15 de setembro, exaltando a proposta do Festival. Uma ótima oportunidade para turistas, visitantes e moradores da região, experimentarem o genuíno e marcante terroir, a partir de uma criação única para o evento. 

Nascida e criada no Vale do Capão, e à frente do Alma Bistrô, a chef Ecatharine Santos, mais conhecida como "Caty", valorizou os insumos locais, na hora de criar com exclusividade o prato para o Tempero Bahia: Ravioli de palmito de jaca com ricota. "Estou trazendo um ingrediente muito representativo na cultura do Capão, onde nasci e fui criada, que é o palmito de jaca, a grande estrela do prato, combinado a outros ingredientes locais, oriundos da agricultura familiar, cultivados no Vale", afirma a chef.  Caty, que é ex-participante do reality MasterChef (2019).  

Dona de uma cozinha afetiva de sabores marcantes, a chef Jakie Lessa, nascida na cidade baiana de Campo Formoso, comanda o badalado Bistrô Orquídea Negra, e vai aproveitar a ocasião, apresentando o prato, Atum empanado no café com molho da Chef, servido com purê de banana da terra e legumes salteados."Para esta estreia no festival, pensei em um prato vibrante, colorido e pra cima, bem ao estilo regional, com um toque da Chapada Diamantina. Por isso utilizei o café, tão em alta na região", diz Jakie. O café utilizado na composição do prato é do tipo moído e torrado, 100% arábica, pertencente ao distrito de Conceição dos Gatos, no Vale do Capão. 

Já o chef sérvio e pizzaiolo Igor Martinovic, morador do Vale do Capão e proprietário da PizzaLab, com bastante expertise quando o assunto é massa, criou a Pizza Vale dos Sabores, uma redonda assada no forno à lenha, com queijo coalho, licuri e mel. "Quis fugir um pouco da Jaca, que é muito consumida aqui, e apostei em terrois do Vale do Capão, como o queijo coalho, o licuri e o mel", conclui o pizzaiolo. 

Com realizacão e produção da 2D Marketing e Projetos Culturais, o Festival de Cultura e Gastronomia Tempero Bahia (@temperooficial_), com patrocínio do Governo do Estado da Bahia e apoio do Sebrae, Senac, Bahiagás, Shopping Barra e Amvox, acontece de 5 a 15 de setembro, movimentando os restaurantes participantes da capital baiana e de cidades vizinhas, como Feira de Santana e Vale do Capão, na Chapada Diamantina. 

Apoio
IME
IME
CLN/INVEPAR
CLN/INVEPAR
TurisForte
TurisForte
Tivoli
Tivoli
Tidelli
Tidelli
Baleia Jubarte
Baleia Jubarte
Projeto Tamar
Projeto Tamar
Guarana
Guarana
Senac
Senac
Prefeitura Mata de São João
Prefeitura Mata de São João
Governo Bahia
Governo Bahia
Realização
2D
2D

Siga-nos em nossas redes

Tempero Oficial
2023 - 2024. Tempero Oficial. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital