Nascido no charmoso vilarejo de Praia do Forte, em 2006, 17ª edição em 2023, o Festival Tempero no Forte homenageia a cultura e a gastronomia da Bahia e do Brasil através da Música Instrumental e da rica culinária do nosso país e do nosso Estado.
Uma vez por ano, o Litoral Norte fica ainda mais convidativo com a presença de Chefs e Artistas de todo o Brasil, que aportam nesse paraíso e promovem um verdadeiro espetáculo de sons e sabores.
Eleito como a terceira maior atração da região, em pesquisa do Ministério do Turismo, FGV e Sebrae Nacional, o Tempero no Forte movimenta a economia criativa das regiões onde atua, entrando também para o Calendário nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Expandindo territórios, o Tempero alcançou Salvador desde 2017 e ultrapassou fronteiras realizando a primeira edição em Portugal, em 2022, A Música Instrumental, que através da Lei Federal de Incentivo à Cultura desde 2015 faz parte do Festival, continua sendo uma das nossas marcas registradas do Festival, com shows de artistas renomados que se apresentam gratuitamente e com acessibilidade, para turistas, comunidade e visitantes, garantindo a trilha sonora da festa.
Seja Bem-vindo ao Tempero no Forte!
Tradicional vila de pescadores no Litoral Norte da Bahia, a Praia do Forte tem sua origem ligada à antiga fortaleza erguida no Século XVI para proteger a costa de invasores. Considerada a primeira fortificação militar portuguesa do Brasil, o Castelo Garcia d’Ávila é um dos mais importantes monumentos do patrimônio histórico nacional, e por suas características medievais, é também a única construção do gênero nas Américas.
Com o passar dos séculos, o pequeno povoado que se formou na região foi incorporado ao mapa turístico da Bahia, ganhando pousadas de charme, hotéis de luxo, lojas de grife e uma cena gastronômica digna de uma grande metrópole. Foi nesse contexto que, em 2006, surgia o Tempero no Forte, um festival que acrescentou ainda mais cultura e sabor a um destino tão amado por baianos e turistas.
Desde a sua concepção, o Tempero promove a música, a culinária e a arte como valorização regional, desenvolvendo o empreendedorismo e a economia criativa, na certeza de poder encantar o público com a cultura local e sugestões de pratos inovadores que até hoje estão nos cardápios de muitos restaurantes da região.
Em 2017, o Festival chegou a Salvador, fruto de uma parceria com a Boa Lembrança e trazendo os sabores da Baía de Todos os Santos, da carne de fumeiro aos frutos do mar. Era o início do Tempero Bahia, um grande sucesso que se repetiu consecutivamente e hoje tem 6 edições. Em 2022 atingiu mais 5.000.000 de visualizações nas redes e realizou a sua primeira edição internacional, chegando a Portugal, em Lisboa e Cascais, levando Música Instrumental e gastronomia de qualidade, unindo as culturas dos 2 países.
Um dos destinos turísticos mais cobiçados da Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte de Salvador, Praia do Forte recebe pela décima sétima vez, o consagrado Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte, que vai acontecer de 30 de novembro a 10 de dezembro, sob o tema “Costa dos Coqueiros – Riquezas e Sabores do Litoral Norte/Ba”, em homenagem à rica gastronomia da região. Música Instrumental e Gastronomia, que fazem girar a economia criativa e o turismo do local, estarão presentes ao formato original do Festival, que traz o Circuito nos Restaurantes e o evento cultural que fazem parte da história do Tempero.
O Tempero no Forte é um Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Governo Federal através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado e Secretaria de Turismo, Prefeitura de Mata de São João, Projeto Tamar, Turisforte e Senac, com organização e produção da 2D Projetos Culturais e Eventos.
Governo da Bahia apresenta: