Tendo sido a primeira capital do Brasil e uma das cidades mais importantes do Atlântico Sul, não é segredo que Salvador tenha sido tão cobiçada pelos invasores, sendo alvo de várias tentativas de ocupação estrangeira ao longo de sua História. Por isso, os portugueses não pouparam esforços na sua defesa militar, desenvolvendo tantas fortificações na costa soteropolitana que lhe renderam o apelido de “Cidade-Fortaleza”. Séculos mais tarde e com o fim das ameaças, alguns desses fortes acabaram convertidos em espaços culturais e sediam museus que estão entre os mais inovadores da região.
Só a Barra já reúne pelo menos três deles e rende um delicioso passeio de fim de tarde. O tour pode começar no Espaço Carybé de Artes, no Forte São Diogo, um centro tecnológico que homenageia o artista plástico argentino. De lá, siga caminhando pela balaustrada do Porto da Barra até o Forte Santa Maria, que sedia o Museu da Fotografia de Pierre Verger. Os espaços se complementam e um único ingresso vale para os dois equipamentos.
Deixe por último a visita ao Farol da Barra, instalado no Forte de Santo Antônio da Barra. Aqui, além de subir os 82 degraus para conhecer o farol de perto, você tem a oportunidade de descobrir restos de diversos naufrágios no Museu Náutico da Bahia. Após, é só esperar até o final do dia e aproveitar o espetáculo do pôr do sol na Baía de Todos os Santos.
-Itinerário:
13:00h – Almoço em um dos restaurantes do circuito do Tempero
14:30h – Visita ao Espaço Carybé de Artes
15:30h – Visita ao Museu de Fotografia Pierre Verger
16:30h – Conhecer o Museu Náutico da Bahia
17:30h – Pôr do Sol na Baía de Todos os Santos
- Sugestões de restaurantes para o roteiro:
Carvão, Lucius Restaurante, Toca do Cobra e Dendê Salvador